O Ford GT40 no Brasil (2/4) Reparos, Corridas e Sabotagem

Bem-vindo à segunda parte da história do Ford GT40 no Brasil. Ele terminou o ano de 1969 com o motor quebrado. Vejamos agora como as coisas foram acontecendo em 1970 e meados de 1971.

 



Bora GT40!


 

Correio Braziliense 26.3.70

Uma corrida se aproxima, 1000Km de Brasília.

Este jornal é legal porque dá atenção ao GT40 e tem até uma foto dele, mas o texto não está de acordo com os fatos...
Ao invés de “campeão de marcas em 67/68”, deveria ser 68/69. E claro, não foi este mesmo GT40 que correu em Le Mans; e o motor dele não tinha 5200 cilindradas cúbicas.
A gente sabe porque já viu outros jornais contando sobre isso com mais detalhes. Esse tipo de erro em jornal é comum e não é por maldade. O único problema é ler apenas uma fonte e aceitar aquilo como um fato correto. Temos sempre que comparar as informações.

 

O Globo 24.4.70

Sidney Cardoso fala sobre os Mil Quilômetros de Brasília. Ele agradece por não ter levado o GT40 para uma prova tão vergonhosa. Temos também uma breve história da carreira do Sidney. Ele ainda disse que o Ford GT40 ficou pronto e que vai correr na primeira prova que aparecer.

 

O Globo 23.6.70

Agora é dito que o motor do GT40 está quebrado desde o ano passado e que Sidney deixou o motor para ser balanceado em São Paulo, mas a empresa não cumpriu o acordo e agora ele pegou o motor e levou na ATA no RJ para fazer o serviço com a entrega prevista para amanhã.

Existe um descontentamento da CBA e do público por tantas ausências de carros importantes no grid. Infelizmente, até hoje é complicado depender da mão de obra de oficinas irresponsáveis que acabam estragando todo o planejamento...


O Globo 26.6.70


Sidney deverá levar o GT40 para a pista no próximo fim de semana para amaciar o motor.

Então ele já está mesmo pronto e montado.

 

O Globo 3.7.70

Uma semana depois da notícia anterior, diz que o GT40 ainda espera o motor... eita, assim fica difícil de entender o que está acontecendo.
Vemos aí um resumo da história da equipe Arte e Instrução com números de vitórias e tudo mais.
Após quase 8 meses, parece que finalmente o conserto do motor do GT40 está na fase final.
E essa foto? Muito legal as portas e tampas abertas. Esse carro é fantástico!

 

O Globo 16.7.70


O motor apresentou vibrações e tirou o GT40 de participar da corrida. Outra oportunidade perdida...

 

 

O Globo 10.9.70

O GT40 está pronto. O jornal traz a sensação de andar no GT40.

É dito que o eixo de manivelas estava errado e deu problema. Depois outro eixo chegou e foi balanceado errado. Continua com um eixo de manivelas incorreto, mas pelo menos já dá pra correr.

Puxa vida... foram 10 meses e o carro está andando, mas não está 100%... uma pena.

O GT40 foi amaciado e vai pra briga.

 

 

Correio da Manhã 13e14.9.70

O GT40 está pronto para correr novamente. Agora vai! 

O Globo 5.10.70

Mas antes de correr, o GT40 será uma das principais atrações da Expositec, feira de ciências e tecnologia.

Se eu estivesse lá, faria o mesmo desse menino da foto, ia querer ver e tocar em tudo do carro.

 

O Globo 12.10.70

História da equipe Arte e Instrução.

Essa foto foi na Expositec, no stand da Cofel.

 

Jornal dos Sports 8.1.71

 1971 começou com uma excelente notícia: Os problemas do GT40 foram resolvidos!

 

Correio da Manhã 10e11.1.71

Depois de 13 meses sem correr, a oportunidade surgiu em duas corridas intercaladas com provas da F3 em Interlagos.

 

O Globo 11.1.71

O dia estava chuvoso. O GT40 assumiu a ponta no retão. E após a primeira volta já tinha aberto grande vantagem. Na volta 5, o GT40 para na saída da ferradura com princípio de incêndio no sistema do limpador de parabrisa. Esse problema custou muito tempo e em sua perseguição pela vitória, teria vencido se tivesse mais uma volta. Terminou em 2º.

A segunda corrida também aconteceu sob chuva. Sidney bobeou na saída e caiu para 3º. Ainda na primeira volta, no laranja, Sidney apareceu em 2º. Na segunda volta a briga é com o Porsche. Na 4ª volta o pneu dianteiro do GT40 furou e ele abandona a corrida.

 

O Globo 13.1.71

Duas derrotas. Uma por defeito no limpador de parabrisa e outra por um pneu furado. Falta de sorte? Não vou entrar nessa questão, mas eram duas grandes oportunidades de vitória.

O que chama atenção nessa foto são os novos retrovisores do GT40. Com uma estrutura mais alta e posição modificada, seria talvez uma novidade desenvolvida para a temporada de 1971.

 

Folha de S. Paulo 25.1.71

 

A terceira e última rodada das corridas feitas junto com a F3 aconteceria no dia 25/1 em Interlagos

O Sidney e seu GT40 estavam bem atrás na colocação por não terem completado a última prova em decorrência do furo no pneu.

 

O Globo 25.1.71

Nos treinos, o GT40 apresentou pouco desempenho, o motor estava falhando. Foi conquistado apenas o 5º tempo.

 

Folha de S. Paulo 26.1.71


O resultado na prova foi o 3º lugar para o GT40 com o Sidney pilotando.


O Globo 26.1.71

Sobre o GT40. É o único existente no Brasil e pertence ao carioca Sidney Cardoso da equipe Arte e Instrução. O carro foi construído para ser reserva do da equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans de 1969. Nunca havia corrido. No Brasil venceu a primeira e quebrou o motor na segunda devido a erros do piloto na troca de marchas (relato do próprio Sidney Cardoso). A ficha técnica relacionada aqui é do carro que venceu Le Mans. O carro do Sidney não tinha o motor 302 de 4942cc. A matéria completa desse recorte de jornal mostra os carros de corrida mais importantes que haviam no Brasil. Talvez por isso as informações sejam mais genéricas, assim como a foto também que não era atual.

  

Correio da Manhã 4 e 5.7.71

Notícias vindas de São Paulo garantem que o GT40 foi vendido a um conhecido piloto paulista. Mas ainda sem confirmação. Será? Quem?

A opinião do jornal é que essa venda seria melhor para o carro, pois nas mãos da Arte e Instrução ele ficaria eternamente na geladeira.

 

Vamos aguardar

 

Até aqui foram 5 corridas em 1 ano e meio....

 

O Globo 2.9.71

Próxima corrida: 500Km de Interlagos. O GT40 ainda sob o comando de Sidney Cardoso é mais uma vez um forte candidato à vitória.

  

O Globo 8.9.71

Os 500 Km de Interlagos aconteceram no dia 7/9 e o GT40 não participou pois durante a noite no box de Interlagos foi lamentavelmente sabotado. Cortaram os dois condutores dianteiros de óleo de freio e colocaram papel molhado nos cabos de vela de modo a fazer o carro ratear.

 

CRIMINOSOS!!! Que absurdo...

 

Correio da Manhã 12e13.9.71

Mais sobre a corrida. O GT40 fez o terceiro melhor tempo classificatório.

Reforça os motivos da sabotagem que o carro sofreu.

Não sei quem foi o sabotador, quem teve a ideia nem nada, mas olha, essa pessoa dever ter recebido tudo de volta algum dia da sua vida...

Eu fico triste lendo essas coisas... imagino o que não deve ter sentido a equipe Arte e Instrução... Após todo o atraso com as oficinas para deixar o carro pronto, acontece uma coisa dessas...

Infelizmente sempre existiu e vai existir por muito tempo ainda pessoas desonestas, criminosas e irresponsáveis, precisamos ficar cada dia mais atentos, todo cuidado é pouco.

  

O Ford GT40 voltaria para oficina para receber os reparos e a equipe Arte e Instrução teria que se recuperar desse crime que sofreram, pois ainda tinha corridas pela frente.

Encerro aqui a segunda parte dessa história. Veremos como tudo isso se desenrolou na próxima publicação.

 

Fique ligado.

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