Correio Braziliense 26.3.70 |
Uma corrida se aproxima, 1000Km de Brasília.
Ao invés de “campeão de marcas em 67/68”, deveria ser 68/69. E claro, não foi este mesmo GT40 que correu em Le Mans; e o motor dele não tinha 5200 cilindradas cúbicas.
O Globo 24.4.70 |
Sidney Cardoso fala sobre os Mil Quilômetros de Brasília. Ele agradece por não ter levado o GT40 para uma prova tão vergonhosa. Temos também uma breve história da carreira do Sidney. Ele ainda disse que o Ford GT40 ficou pronto e que vai correr na primeira prova que aparecer.
O Globo 23.6.70 |
Agora é dito que o motor do GT40 está quebrado
desde o ano passado e que Sidney deixou o motor para ser balanceado em São
Paulo, mas a empresa não cumpriu o acordo e agora ele pegou o motor e levou na
ATA no RJ para fazer o serviço com a entrega prevista para amanhã.
Existe um descontentamento da CBA e do público por tantas
ausências de carros importantes no grid. Infelizmente, até hoje é complicado
depender da mão de obra de oficinas irresponsáveis que acabam estragando todo o
planejamento...
O Globo 26.6.70 |
Sidney deverá levar o GT40 para a pista no
próximo fim de semana para amaciar o motor.
Então ele já está mesmo pronto e montado.
O Globo 3.7.70 |
Vemos aí um resumo da história da equipe Arte e Instrução com números de vitórias e tudo mais.
Após quase 8 meses, parece que finalmente o conserto do motor do GT40 está na fase final.
E essa foto? Muito legal as portas e tampas abertas. Esse carro é fantástico!
O Globo 16.7.70 |
O motor apresentou vibrações e tirou o GT40 de participar da corrida. Outra oportunidade perdida...
O Globo 10.9.70 |
O GT40 está pronto. O jornal traz a sensação de andar no GT40.
É dito que o eixo de manivelas estava errado e deu
problema. Depois outro eixo chegou e foi balanceado errado. Continua com um
eixo de manivelas incorreto, mas pelo menos já dá pra correr.
Puxa vida... foram 10 meses e o carro está andando, mas
não está 100%... uma pena.
O GT40 foi amaciado e vai pra briga.
Correio da Manhã 13e14.9.70 |
O GT40 está pronto para correr novamente. Agora vai!
O Globo 5.10.70 |
Mas antes de correr, o GT40 será uma das principais atrações da Expositec, feira de ciências e tecnologia.
Se eu estivesse lá, faria o mesmo desse menino da foto,
ia querer ver e tocar em tudo do carro.
O Globo 12.10.70 |
História da equipe Arte e Instrução.
Essa foto foi na Expositec, no stand da Cofel.
Jornal dos Sports 8.1.71 |
Correio da Manhã 10e11.1.71 |
Depois de 13 meses sem correr, a oportunidade surgiu em duas corridas intercaladas com provas da F3 em Interlagos.
O Globo 11.1.71 |
O dia estava chuvoso. O GT40 assumiu a ponta no
retão. E após a primeira volta já tinha aberto grande vantagem. Na volta 5, o
GT40 para na saída da ferradura com princípio de incêndio no sistema do
limpador de parabrisa. Esse problema custou muito tempo e em sua perseguição
pela vitória, teria vencido se tivesse mais uma volta. Terminou em 2º.
A segunda corrida também aconteceu sob chuva. Sidney
bobeou na saída e caiu para 3º. Ainda na primeira volta, no laranja, Sidney apareceu
em 2º. Na segunda volta a briga é com o Porsche. Na 4ª volta o pneu dianteiro
do GT40 furou e ele abandona a corrida.
O Globo 13.1.71 |
Duas derrotas. Uma por defeito no limpador de parabrisa e outra por um pneu furado. Falta de sorte? Não vou entrar nessa questão, mas eram duas grandes oportunidades de vitória.
O que chama atenção nessa foto são os novos retrovisores
do GT40. Com uma estrutura mais alta e posição modificada, seria talvez uma
novidade desenvolvida para a temporada de 1971.
Folha de S. Paulo 25.1.71 |
A terceira e última rodada das corridas feitas
junto com a F3 aconteceria no dia 25/1 em Interlagos
O Sidney e seu GT40 estavam bem atrás na colocação por
não terem completado a última prova em decorrência do furo no pneu.
O Globo 25.1.71 |
Nos treinos, o GT40 apresentou pouco desempenho, o motor estava falhando. Foi conquistado apenas o 5º tempo.
Folha de S. Paulo 26.1.71 |
O resultado na prova foi o 3º lugar para o GT40
com o Sidney pilotando.
O Globo 26.1.71 |
Sobre o GT40. É o único existente no Brasil e pertence ao carioca Sidney Cardoso da equipe Arte e Instrução. O carro foi construído para ser reserva do da equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans de 1969. Nunca havia corrido. No Brasil venceu a primeira e quebrou o motor na segunda devido a erros do piloto na troca de marchas (relato do próprio Sidney Cardoso). A ficha técnica relacionada aqui é do carro que venceu Le Mans. O carro do Sidney não tinha o motor 302 de 4942cc. A matéria completa desse recorte de jornal mostra os carros de corrida mais importantes que haviam no Brasil. Talvez por isso as informações sejam mais genéricas, assim como a foto também que não era atual.
Correio da Manhã 4 e 5.7.71 |
Notícias vindas de São Paulo garantem que o GT40 foi vendido a um conhecido piloto paulista. Mas ainda sem confirmação. Será? Quem?
A opinião do jornal é que essa venda seria melhor para o
carro, pois nas mãos da Arte e Instrução ele ficaria eternamente na geladeira.
Vamos aguardar
Até aqui foram 5 corridas em 1 ano e meio....
O Globo 2.9.71 |
Próxima corrida: 500Km de Interlagos. O GT40 ainda sob o comando de Sidney Cardoso é mais uma vez um forte candidato à vitória.
O Globo 8.9.71 |
Os 500 Km de Interlagos aconteceram no dia 7/9 e
o GT40 não participou pois durante a noite no box de Interlagos foi
lamentavelmente sabotado. Cortaram os dois condutores dianteiros de óleo de
freio e colocaram papel molhado nos cabos de vela de modo a fazer o carro
ratear.
CRIMINOSOS!!! Que absurdo...
Correio da Manhã 12e13.9.71 |
Mais sobre a corrida. O GT40 fez o terceiro melhor tempo classificatório.
Reforça os motivos da sabotagem que o carro sofreu.
Não sei quem foi o sabotador, quem teve a ideia nem nada, mas olha, essa pessoa dever ter recebido tudo de volta algum dia da sua vida...
Eu fico triste lendo essas coisas... imagino o que não
deve ter sentido a equipe Arte e Instrução... Após todo o atraso com as
oficinas para deixar o carro pronto, acontece uma coisa dessas...
Infelizmente sempre existiu e vai existir por muito tempo
ainda pessoas desonestas, criminosas e irresponsáveis, precisamos ficar cada
dia mais atentos, todo cuidado é pouco.
O Ford GT40 voltaria para oficina para receber os reparos
e a equipe Arte e Instrução teria que se recuperar desse crime que sofreram, pois
ainda tinha corridas pela frente.
Encerro aqui a segunda parte dessa história. Veremos como
tudo isso se desenrolou na próxima publicação.
Fique ligado.
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